Como Evitar Golpes e Ameaças pela Internet

FavoritarFavoritoRemovido 0
Pontuação0
Pontuação0
Texto You Have Been Hacked - fraude online

Nos últimos anos o comércio online vem crescendo de maneira vertiginosa assim como as fraudes digitais. Não é muito raro assistirmos na TV reportagens sobre pessoas que tiveram informações roubadas e usadas por cibercriminosos. A grande questão aqui é justamente como evitar golpes e ameaças vindas pela internet.

O crime que até então era restrito ao meio “físico”, passou a ser “virtual”, e diferente do que é divulgado pela mídia global, Hacker não é o termo mais adequado para qualificar esse tipo de criminoso, e sim Cracker.

Hacker é o indivíduo que usa de suas habilidades para o bem, para proteger sistemas e perseguir criminosos virtuais, já o Cracker não tem ética, invade sites e sistemas de segurança por dinheiro ou prazer.

Esta nova realidade trouxe a necessidade de adaptação por parte das autoridades que até então era desprovida de recursos e hoje já é realidade no Brasil as delegacias especializadas em crimes virtuais, você pode conferir uma listagem completa acessando aqui.

Falando sob a ótica de uma pessoa com 20 anos de experiência nas mais diversas áreas da tecnologia, posso afirmar que nenhum sistema é 100% a prova de falhas, prova disso são as dezenas de ataques e invasões realizadas todos os dias a empresas e a órgãos do governo. Recentemente tivemos um incidente de invasão a celulares de diversos ministros e pessoas relacionadas à Operação Lava Jato, confira aqui. a reportagem.

É preciso um exército de especialistas prontos para agir.

Mas e você, o que pode fazer para se proteger? Como evitar golpes ou ameaças vindas da internet?

Sobre o uso de técnicas criminosas

São duas as técnicas mais utilizadas pelos cibercriminosos quando o alvo são usuários domésticos:

  1. Engenharia Social
  2. Pishing

A engenharia social é a arte de convencer alguém a fazer aquilo que você quer. São maneiras de persuadir as pessoas a abrirem determinadas mensagens ou executar determinadas ações no computador afim de expô-lo à internet. Assim, o invasor encontra o caminho livre para fazer o que bem entender com os seus dados.

O Pishing são formas de obtenção de dados, por exemplo:

O invasor tem acesso a uma lista de pessoas (Nomes, E-mails e Telefones) de correntistas do Banco do Brasil. Essa lista pode ter sido obtida de maneira fraudulenta por alguém de dentro do banco, sendo assim, de posse dessa lista o invasor envia um e-mail ou SMS solicitando ao correntista a atualização do seu cadastro sob pena de ter sua conta encerrada.

Ao clicar no link enviado na mensagem, o indivíduo é encaminhado a tela do banco, que foi forjada para ser idêntica à original, assim, é solicitado o preenchimento de suas informações bancárias, inclusive senhas e tokens. Ao enviar a mensagem, o invasor recebe esses dados e de posse delas pode zerar a sua conta bancária.

Uma outra técnica bastante difundida de Pishing é o seu computador ser infectado por um tipo de “virus” que faz um redirecionamento do site do banco para páginas falsas… por exemplo, ao digitar: itau.com.br o site é redirecionado para um outro local fazendo-se passar pela instituição financeira…. é aonde os dados são capturados.

Dicas de Segurança ao Comprar pela Internet

  1. O banco jamais irá te enviar um e-mail ou SMS/Whatsapp solicitando “Atualização de Cadastro“. Qualquer atualização é feita diretamente no banco. Na dúvida, não faça nada! Apenas ignore e procure sua agência.
  2. O telefone é outro meio utilizado pelos criminosos. O discurso é o de convencimento onde o criminoso tentará te induzir a passar as informações que ele precisa para a prática do crime. Nenhum funcionário de banco ou instituição financeira está autorizado a solicitar qualquer que seja a informação pessoal ou bancária de seus clientes.

Retomando a pergunta feita anteriormente:

O que você, usuário doméstico, pode fazer para se proteger?

Identificando Fraude Online

Observe a imagem abaixo e tente identificar o(s) erro(s):

Print da home page do Itaú - fraude online

Bom, em primeiro lugar observemos o endereço do site:

Barra de Navegação

Um site seguro, possui um certificado digital atestando a sua identidade, o que não acontece com este site. O site inicia com http e não https como deveria ser, não havendo nenhum indicio de segurança já que toda informação transmitida por https é enviada de modo codificada.

Um outro erro grosseiro é endereço completo do site, o site do itau original é https://www.itau.com.br e não http://www.gourmetconsultoria etc.

Observar o endereço completo do site é tão importante quanto olhar a placa do Uber antes de embarcar. É a sua segurança em jogo.

Em segundo lugar, o site do Itaú apresentado na imagem acima está Desatualizado, o site original é representado pela imagem abaixo:

Print da Home Page Atual do Itaú

As aparências enganam…

O mesmo que fizemos com o site do Itaú pode ser aplicado aos demais bancos e instituições financeiras. Jamais se esqueça de verificar o endereço completo do site e de verificar a sua identidade digital.

Mesmo tomando todas as medidas de precaução ainda assim você corre o risco de ter a integridade do seu sistema corrompida por algum vírus ou suas variantes, nesse caso, a melhor opção é revestir o sistema com uma camada de segurança.

Esse trabalho de proteção normalmente é feito por ferramentas Antivirus, que ficam monitorando as atividades do computador de maneira discreta, e na menor suspeita ele pode agir automaticamente e neutralizar a ameaça.

Qual Antivirus devo usar?

Não há uma resposta definitiva para esta pergunta, no entanto podemos utilizar alguns parâmetros, no entanto, caso deseje saber como evitar golpes e ameaças pela internet posso garantir que Antivirus gratuito é melhor que nada, porém, se você dispor de um pequeno recurso financeiro eu recomendo a assinatura de um plano anual, afinal, se antivírus grátis fosse realmente bom não seria grátis.

Quando eu olho para o mercado de segurança, especificamente de Software Antivirus eu costumo olhar de cima pra baixo. Das melhores empresas para as piores.

Como eu defino uma boa empresa? Simples… Uso o Gartner Group como parâmetro. O Gartner é uma empresa de consultoria em tecnologia fundada em 1979 por Gideon Gartner e atualmente conta com mais de 5700 associados incluindo analistas, pesquisadores e consultores em mais de 85 países.

Veja abaixo o “Quadrante Mágico” do Gartner com a relação das maiores e melhores empresas de Antivirus do mercado.

Quadrante Mágico Gartner Endpoint Protection - como evitar golpes e ameças pela internet

Neste quadrado dividido em 4 partes, encontram-se as empresas com suas respectivas características:

  • Challengers (Desafiadoras)
  • Leaders (Líderes)
  • Niche Players (Empresas de Nicho)
  • Visionaries (Visionárias)

A ideia aqui é que a empresa seja líder ou esteja próximo  disso mas que também seja  visionária, ou seja, que tenha plenas condições de se defender das ameaças mais atuais e que invista ao mesmo tempo em pesquisas buscando estar sempre um passo à frente do seu tempo.

Se cruzarmos as informações acima com um dos maiores e mais respeitáveis sites de tecnologia dos Estados Unidos, a PC Magazine, podemos encontrar uma referência interessante. Confira a seguir a lista dos melhores antivírus da atualidade de acordo a PCMag:

A melhor proteção antivirus de 2019 PC Mag

Na imagem acima, repare no parâmetro Editor´s Rating , essa é a nota do editor, a referência mais importante para a escolha da melhor solução antivírus. Clique aqui para ver a reportagem completa.

As 3 melhores colocadas são:

  • Webroot SecureAnywhere;
  • Bitdefender Antivirus Plus;
  • Kaspersky Anti-Vírus;

Das 3 melhores colocadas, quais delas estão melhor posicionadas no quadrante mágico do Gartner?

Sim! A Kaspersky.

Portanto, usando apenas estes dois parâmetros (Gartner+PCMag) posso afirmar com todas as letras que a Kaspersky é a melhor solução antivirus da atualidade, tanto para uso doméstico, quanto corporativo.

Se você fizer uma rápida pesquisa no Google vai constatar que a Kaspersky está sempre entre as primeiras e melhores soluções antivírus.

Quanto custa um bom antivírus?

Nós do Cupomzera temos o compromisso de buscar sempre as melhores ofertas, isso não significa que seja a opção mais barata, mas com certeza a com o melhor custo x benefício. Fechamos recentemente uma parceria  com a Kaspersky e assim trazemos à vocês uma excelente oferta.

Adquirindo o Kaspersky pelo nosso site você terá 30% de desconto no valor da assinatura anual e poderá instalar em até 5 dispositivos (proteção para toda a família), e tudo isso por menos de R$ 12,00 ao mês.

Clique no banner abaixo para acessar essa oferta exclusiva do Cupomzera:

Banner Kaspersky com 30% de Desconto

Considerações Finais

Todos os dias são propagadas dezenas de milhares de novas ameaças na internet, manter-se protegido é essencial para manter intacta a integridade de nossas informações e garantir a nossa privacidade. Na hora de revestir o computador com uma camada de proteção (Antivirus), não use apenas o preço como parâmetro de compra, é o mesmo que optar pagar pelo plano de seguro mais barato… enquanto você não usa, é o mais barato, mas se um dia precisar usar vai perceber que o barato acaba saindo muito mais caro. Se a pergunta é: Como evitar golpes e ameaças pela internet, a resposta é certa! Projeta-se com uma solução robusta e ao mesmo tempo referência de mercado.

Clique aqui e confira o artigo que fiz com o comparativa entre AVG e AVAST como solução gratuita em Antivirus. Imperdível.

 

17 Comentários
  1. Nossa, show de bola o artigo, altas dicas
    Valeu irmãozinho

  2. Sensacional material, continue assim pois as pessoas precisam ter mais cuidado ao utilizar a internet para comprar.

  3. Ótimo artigo, me tirou muitas dúvidas.

  4. Excelente! Também recomendo a Kaspersky

  5. Muito importante essas dicas, parabéns.

  6. Show! Dicas valiosas, gosto muito do Kaspersky. Parabéns.

  7. Show maravilha

  8. Muito importante, obrigada! Esses dias mesmo recebi um boleto fraudado

  9. Show amigo excelente artigo como habitual

    Deixe um comentário

    Cadastrar Nova Conta
    Zerar Senha
    Comparar produtos
    • Total (0)
    Comparar
    0